O que é


O plantio de Mariri e Chacrona realizado pelo núcleo Flor de Maria, a partir de janeiro de 2012, está sob a responsabilidade de Walter Sandes e será conduzido dentro das diretrizes da UDV, em sistema agroflorestal, incluindo práticas e conceitos biodinâmicos.

Objetivo geral

Produzir Mariri, Chacrona e Lenha de forma agroecológica com foco na sustentabilidade


O Plantio de mariri e chacrona na 10ª Região

A Plantio da Fazenda Vale Florido faz parte do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, C.B.U.D.V., para concentrar os trabalhos de formação de uma cultura ecológica e de preservação da biodiversidade.

O Plantio na Fazenda Vale Florido pertence ao plantio da 10ª região, e é representado localmente pelo Núcleo Flor de Maria, e localizando-se no Litoral Norte de Alagoas, Rodovia AL 101 Norte, Distrito de Ipioca, Maceió, Alagoas.

A Fazenda Vale Florido é uma área de solo fértil e valioso, e em seu interior há fartura de água, além de possuir beleza especial e peculiar.

Sobre o plantio de mariri e chacrona na Fazenda Vale Florido, Walter Sandes, agrônomo responsável pelo plantio, observa que:  “O diferencial da União do Vegetal é justamente o chá. E nós precisamos de mais áreas plantadas de mariri, pois a União do Vegetal está crescendo de uma forma impressionante. E nós acabamos assumindo um pouco essa responsabilidade em nível regional, desenvolvendo um plantio no Núcleo Flor de Maria em função da boa área que a Fazenda Vale Florido possui. É um plantio que atenderá a nós e atenderá também à região”.

"Esse plantio de mariri e chacrona é fundamental, porque a dificuldade surge a cada dia que se passa com o desmatamento na floresta Amazônica, as restrições de transporte de produtos originários da floresta. No caso de trazer o mariri pra cá, o custo é elevado, ficando cada vez mais difícil, mais caro e mais escasso. Então, temos que ter essa preocupação, porque não adianta uma estrutura física bonita e não ter o vegetal pra beber. Então, é a maior atenção, não digo nem preocupação, que nós hoasqueiros temos que ter com o vegetal, pra podermos beber e ter essa oportunidade de clarear a nossa consciência”, observa Teodorico Rocha, um dos responsáveis pela área.